Melhores Filmes - 2021
Estamos de volta com outra lista de melhores do ano enviada em uma data aleatória e com um critério aleatório. Nas leituras eu disse que o único critério era se eu tinha lido o livro em 2021, mas com filmes e séries eu vou fazer um pouco diferente. A coisa não precisa necessariamente ter saído em 2021 (até porque saiu pouco filme em 2021), mas também não acho justo eu vir aqui e meter “Paris, Texas” na lista. Eu vejo bastante filme velho em geral e revejo bastante clássicos e coisas consagradas, acho ao mesmo tempo chato e fácil eu incluir essas coisas, vocês não precisam que eu dia que uau, Tubarão é genial (embora seja).
Então o critério é o seguinte: eu primeiro recolhi os melhores dos filmes “novos” que vi ano passado (se eles foram lançados exatamente em 2021 ou em 2020 não importa) e preenchi o que sobrou da lista com filmes relativamente recentes e que acho que valem a indicação. Incluo onde eles estão também, embora nem todos estejam disponíveis de maneira legalizada. Mais uma vez, a ordem é só a que eu assisti, ordenar dá trabalho demais.
1- Her Smell, Alex Ross Perry - Esse filme foi lançado em 2018 na verdade, mas acho que passou batido e eu fiquei muito apegada. A Elisabeth Moss faz a vocalista de uma banda punk dos anos 90 em decadência e é meio que isso. Não tem muita trama exceto a gente passar horas muito desconfortáveis com essa mulher, mas o que ela está atuando é absurdo e eu amo essa protagonista feminina detestável e feroz. Não está em lugar nenhum, adquiram ilegalmente.
2 - Judas e o Messias Negro, Shaka King - O que eu adorei nesse filme é o como ele é, na forma, um filme da Nouvelle Vague e isso faz todo sentido para uma história sobre política radical nos anos 60. Eu gosto muito de uso inteligente da forma, vocês já aprenderam isso. Tá na HBOMax
3 - Borat 2 ou como quer que esse filme chame de verdade, Jason Woliner - Eu coloquei o nome do diretor ali porque sou coerente, mas essa entrada é só uma declaração de como eu acho o Sacha Baron Cohen um gênio. Ele movimenta toda uma tradição do teatro ídiche e ao fazer isso, e colocar a identidade judaica dele tão no centro da coisa, complica o posicionamento do humor desse filme. E é um gênio. Tá no Prime Video
4 - Druk - A gente tá na seção “filmes indicados ao Oscar ano passado” e vou dizer que os únicos que eu gostei de verdade, gostei com meu coração, foi esse, Borat e Promissing Young Woman (que caiu da lista porque eu não acho ele um filme bom, exatamente, mas eu gosto muito). Eu amo o Thomas Vintenberg desde a primeira vez que vi Festa de Família, então esse era óbvio, mas ainda assim. Eu gosto de como ele apresenta a coisa, retira o moralismo e faz uma investigação excelente da masculinidade contemporânea. E a cena final é mais bem dirigida que qualquer coisa feita naquele ano. Está no Telecine Play de graça e para alugar no Google Play.
5- Nomadland, Chloe Zhao - Entaaaaao né. Esse filme. Foi um Oscar absolutamente merecido, é de longe a coisa mais especial concorrendo naquele ano, funciona no nível emocional, a Frances McDormand está maravilhosa. E algo em mim não gosta dele. Eu acho raso enquanto tenta ser profundo, um filme que tem ali a investigação profunda quase desenhada para ele, mas se recusa a olhá-la. Eu tenho objeções políticas ao uso de tempos mortos para passar pano pro capitalismo (perdão) e só sei lá. Eu duvido que eu vá rever um dia, mas é bonito, é bem feito, é todo uma experimentação da linguagem e é certamente um dos melhores que eu vi ano passado. Está no Telecine e no GloboPlay
6 - A Crônica Francesa, Wes Anderson - Talvez esse filme caísse da lista em um ano mais forte? Talvez. Mas minha compensação por incluir Nomadland (um filme excelente que eu pessoalmente não amo) é incluir esse aqui, um filme que não é excelente e eu pessoalmente amo. Eu amo o Wes Anderson, a New Yorker e a França então pronto. Mas em uma análise mais séria: eu gosto muito do curta com o Benicio Del Toro e a Lea Seydoux e o do Timothée Chalamet, o resto funciona menos, mas é muito adorável então é isso. Não tá em lugar nenhum ainda, mas imagino que eventualmente entre no Star+, onde tão os outros do Wes Anderson.
7 - Power of the Dog, Jane Campion - Então, esse aqui também é um pouco o oposto de Nomadland pra mim: tem muita coisa que eu acho que não funciona bem, inclusive acho que o filme tenta ser tão sutil, tão simbólico, que fica hermético. Mas eu gosto da vibe dele, da sensação, de um dos principais candidatos ao Oscar desse ano ser um filme assim tão difícil. Eu também gosto de Westerns e do Benedict Cumberbatch. Na Netflix.
8 - Kicking and Screaming, Noah Baumbach - É o primeiro filme do Noah Baumbach e é divertido, adolescente e adorável. Ano passado eu vi muitos filmes dele (Frances Ha, Enquanto Somos Jovens e A Lula e a Baleia), mas resolvi incluir esse nominalmente porque acho o menos provável das pessoas já conhecerem. É uma delícia para todo pseudo-intelectual e tem um bônus para os fãs de Gilmore Girls. Eu vi na Netflix, mas parece que saiu e não está mais em lugar nenhum, baixem aí.
9 - Palm Springs, Max Barbakow - Eu amo comédias românticas e embora eu tenha opiniões fortes sobre filmes serem lançados direto no streaming, eu acho esse gênero uma exceção e também que coisas excelentes tem saído desse pseudo-renascimento da comédia romântica proporcionado pela Netflix. Essa é engraçada, carismática, diferente e o casal tem química. Infelizmente na verdade ela é do Hulu, então aqui só baixando.
10 - Todos os filmes do Wong Kar Wai - Ok, eu menti. Eu falei que não ia incluir esses filmes óbvios, mas eu não resisti. Amor à Flor da Pele é o filme mais bonito do mundo, não tem como. E de qualquer maneira a recomendação é pelo conjunto da obra: boa parte dos filmes do Wong Kar Wai entraram no Mubi e eu acho que ele é um cineasta que ganha muito com esse tipo de retrospectiva. Amor à Flor da Pele e Amores Expressos são os óbvios, mas vejam Cinzas do Passado e Felizes Juntos, vale a pena demais.
E agora um bônus: eu deixei de fora os filmes que vi na Mostra simplesmente porque não consigo achar onde anotei (ops) e muitos deles ainda vão ser lançados. Mas um pequeno apanhado: vi Annette e Lamb e gostei só mais ou menos de ambos (e os dois estão no Mubi); Adorei Compartimento Nº 6, Tove e Jane por Charlotte (nenhum desses estreou em lugar nenhum ainda). Amei A Ilha de Bergman mais do que tudo (também, acho que ainda vai estrear). E Titane eu não sei nem o que dizer, só sentir. É o filme mais esquisito que já vi e é maravilhoso e horrível e eu sei lá. Tá no Mubi, vão por sua conta e risco.