3 Comentários

Quando vai sair seu livros de ensaios? Adoro tudo que você escreve <3

Expand full comment

Isa, a impressão que tenho é que as pessoas estão há tanto tempo acostumadas a estarem em redes sociais baseadas na validação de uma imagem positiva (olá, Instagram! olá, Twitter!) que meio que se sentem meio intimidadas quando chegam a um espaço onde podemos discutir com mais calma e foco, daí esse sentimento de quase que pedir desculpas por discordar de alguma coisa.

Quanto ao ponto pessoa vs. personagem, seu texto me lembrou uma das opiniões mais burras que eu li no Twitter, quando um usuário famoso disse que Seinfeld é uma série que envelheceu mal porque "os personagens hoje seriam eleitores do Partido Novo" (lembrar dessas palavras sempre me dá raiva rs). E é bem isso: nem de longe eu seria amigo na vida real de um Jerry ou um George, mas é justamente como personagens - o ego inflado, a misantropia, a mesquinhez, entre tantos outros pecados - é um dos motivos que faz que a série seja tão interessante para mim.

Abraço!

Expand full comment

Eu adoro discutir gostos e opiniões sobre livros. A gente faz isso o tempo todo com filmes e séries, então quando começa a rolar essa rixa amor e ódio a um enredo, um personagem, um autor, eu até me emociono. Hahahaha! Mas realmente, embora a troca na internet possa ser incrível, às vezes ela é tóxica, especialmente na defesa das opiniões políticas, como você colocou. Outro dia escrevi no Twitter que o Cold Play era superestimado como banda e fui apedrejada em praça pública. Hahahaha!

Expand full comment